Saúde realiza seminário para comemorar o "Dia D" de Vigilância Sanitária

13/08/2019 - Neila Rodrigues/Governo do Tocantins

Para celebrar o Dia Nacional de Vigilância Sanitária, comemorado em 05 de agosto, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), através da Superintendência de Vigilância em Saúde, realizará o Dia D - Seminário em Gestão de Qualidade do Sistema de Vigilância Sanitária, no dia 16 de agosto, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Palmas, das 8h às 12h, com certificação. O evento também vai comemorar os 30 anos de atuação da Vigilância Sanitária Estadual no Tocantins.

A Vigilância Sanitária constitui um espaço institucional que integra a saúde coletiva responsável por eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Possui o atributo do poder de polícia, de natureza administrativa, que lhe permite limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público.

A atuação em Vigilância Sanitária demanda conhecimentos de diferentes disciplinas e corpo técnico multidisciplinar, que se articulam num conjunto organizado de práticas técnicas e políticas de natureza multiprofissional e interinstitucional voltadas à proteção da saúde.

Também são necessárias estruturas bem aparelhadas, sistemas de controle cada vez mais eficientes, o constante aperfeiçoamento das políticas regulatórias e o engajamento de órgãos públicos municipais, estaduais e federais na formulação de políticas de alcance sócio sanitário e atuação na regulação.

O Seminário em Gestão de Qualidade do Sistema de Vigilância Sanitária possui enfoque educativo e é voltado aos profissionais que tenham ligação com o tema em todas as esferas de governo. Contará com os seguintes temas e palestrantes: Gestão de Qualidade em Vigilância Sanitária – Thiago Botelho Azevedo da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado do Tocantins (DVISA); O impacto de ter um sonho – Alex Cabon; Gestão e Garantia da Qualidade em Saúde – Andreia Maria dos Santos do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) e Sistema Estadual de Vigilância Sanitária – Ádamo Tadeu Póvoa Mello e Jones de Sena Soares da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS - DVISA).

Mais informações pelos telefones: 3218-3286/6913/3298.