Seduc empossa coordenadores da Universidade Aberta do Brasil

30/06/2020 - Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em atendimento à normativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizou nesta terça-feira, 30, a posse dos novos coordenadores de polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Tocantins. Nos polos, são ofertados cursos superiores, gratuitos e de qualidade, por meio de Instituições Públicas de Ensino Superior (IES).

O trabalho é desenvolvido por meio de três instâncias: a Capes, fomentando e articulando os processos; a IES, propondo e ofertando os cursos; e os estados e municípios, garantindo a infraestrutura necessária para atender atividades presenciais no polo. Os polos estão distribuídos nos seguintes municípios: Alvorada, Araguacema, Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas do Tocantins, Cristalândia, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Mateiros, Palmas, Pedro Afonso, Porto Nacional e Taguatinga.

Ao empossar os novos coordenadores, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou a importância de um olhar integrador para a educação. “A educação superior começa na ponta, com a educação básica, que vai preparar os estudantes para um curso superior. Nós acreditamos e valorizamos muito todo esse processo, e, hoje, as nossas escolas são polos para a oferta de cursos superiores da Universidade Aberta do Brasil. A parceria com as instituições de ensino: Instituto Federal do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins e Universidade de Brasília, assim como com os demais parceiros, é primordial”, frisou.

Adriana Aguiar elencou, ainda, a importância do trabalho que será realizado pelos coordenadores nos polos. “Vocês serão os articuladores, os que irão ter o contato direto com os estudantes. Um trabalho que será primordial para garantir que muitos estudantes tenham sucesso, assim como irão trabalhar para fazer com que a comunidade tenha conhecimento dos cursos ofertados e que tenha interesse em galgar novos caminhos na sua formação”, pontuou.

A nova coordenadora do polo do município de Porto Nacional, Alessandra Nunes Escobar Oliveira, comemorou o início dos trabalhos na função. “Essa posse é uma excelente oportunidade de crescimento e realização profissional, em que eu poderei contribuir com a formação de profissionais para enfrentar os novos desafios da profissão. Que desenvolvamos um trabalho de excelência e que priorizemos a educação como ferramenta de desenvolvimento!”, enfatizou.

O major Rafael da Silva Crespo, em nome dos diretores das unidades de ensino na rede estadual, pontuou a importância do trabalho realizado pelos coordenadores nos polos da UAB. “Enquanto gestor, que acolhe na unidade de ensino um polo da UAB, fico muito feliz, pois fazer parte desse processo é muito satisfatório, pelo trabalho realizado. É uma parceria de trocas. Ressalto a importância do diálogo que os coordenadores de polo fazem com os gestores das escolas. Parabéns a todos os coordenadores”, afirmou.

Representando a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a professora Suzana Gilioli destacou a importância do trabalho integrado entre as instituições em prol da educação. “Esse é um trabalho muito importante, do qual somos muito felizes em fazer parte, pelos frutos que a educação a distância vem colhendo em nosso Estado. Este é um momento propício para voltarmos o nosso olhar para esse modelo de ensino”, destacou. 

Empossados

Maria das Graças P. de Paula – Polo UAB do município de Alvorada; Leila Alves de Brito Paiva - Polo UAB do município de Araguacema; Susie Fernandes Santos Silva – Polo UAB do município de Araguaína; Josivan Resplandes de Sousa – Polo da UAB município de Araguatins; Sandra Maria Ferreira da Cunha Soares – Polo UAB do município de Arraias; Neila de Sousa Magalhães – Polo UAB município de Colinas do Tocantins; Marizelia Alves dos Reis – Polo UAB município de Cristalândia; Adelmides José da Mata – Polo UAB município de Dianópolis; Maria da Piedade Costa Azevedo Gomes - Polo UAB do município de Guraí; Maria Conceição Alves Soares - Polo UAB do município de Gurupi; Amélia Ribeiro Cunha Barbosa - Polo UAB do município de Mateiros; Marilha dos Santos Maciel - Polo UAB do município de Palmas; Marinalva Bezerra Lima - Polo UAB do município de Pedro Afonso; Alessandra Nunes Escobar Oliveira - Polo UAB do município de Porto Nacional; Elisângela Ferreira do Couto - Polo UAB do Polo UAB do município de Taguatinga.

 

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate

Compartilhe esta notícia