Semana de Combate ao mosquito transmissor da dengue é realizada no Tocantins

02/12/2019 - Laiany Alves/Governo do Tocantins

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), via Sala Estadual de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika, convocou todos os municípios do Estado a realizarem ações integradas e simultâneas de controle do mosquito Aedes aegypti, de segunda a sexta-feira, 2 a 6, durante a Semana Nacional de Combate ao Aedes, que está sendo articulada em todo país pelo Ministério da Saúde.

A responsável pela Sala Estadual de Controle do Aedes, Renata Braga, informa que o Estado solicitou a todos os municípios que articulem em suas referidas Salas Municipais de Combate ao Aedes (SMCC) a execução das ações. “Sugerimos que sejam executadas ações educativas, de promoção e prevenção, visando ampla mobilização para o controle do vetor; intensificação das ações de inspeções domiciliares; mutirões de limpeza com o objetivo de encontrar e eliminar eventuais focos do mosquito; produção de murais informativos para divulgação das ações de combate ao Aedes, além dos cuidados básicos de prevenção; atividades lúdicas como a realização de oficinas de teatro, apresentações culturais, entre outras”, disse.

Dia D

O Dia D de Combate ao Aedes será realizado na sexta-feira, 6, às 8 horas, na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, onde ocorrerá a exposição de trabalhos sobre a temática de combate ao Aedes, entre outras atividades. O evento é realizado pela Sala Municipal de Combate ao Aedes de Palmas, em parceria com o Estado.

Dados

No Estado, foram notificados este ano 14.045 casos de dengue, aumento de 595% com relação aos casos notificados em 2018 (2.021). Já foram confirmados oito óbitos por dengue e 136 municípios notificaram a doença este ano. Os dados de Zika vírus cresceram 134%, com 393 registros em 2019, contra 168 de 2018. Já a febre chikungunya teve um aumento menor: 38%, em 2019, foram notificados 296; e em 2018, foram 215 notificações.