Sine Tocantins é o mais efetivo do país em junho deste ano

13/08/2019 - Lara Cavalcante/ Governo do Estado

No mês de junho de 2019, 11,1% das admissões no mercado de trabalho formal no Tocantins se deram por meio da política de intermediação de mão-de-obra do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Este fato posicionou o Sine do Estado como o que mais colocou, proporcionalmente, trabalhadores no mercado de trabalho formal entre todos os Sines estaduais, no referido mês.

Para obter a taxa de efetividade dos Sines são analisadas informações da Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO) em relação ao número de admitidos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com o gerente de Planejamento, Monitoramento e Avaliação do Sine, Rairivaldo Novaes, a efetividade do Sistema tem crescido gradativamente e aponta: “Em relação ao mesmo período do ano anterior (junho/2018) houve um aumento de 5,3 pontos percentuais”.

O gerente atribui aos setores de Serviço e Comércio o dito crescimento: “Avaliando os dados, percebemos que esses são os setores que mais disponibilizaram vagas ao Sine em junho/2019 contribuindo para diminuição da taxa de desemprego em nosso Estado e principalmente, cumprindo de maneira direta com sua responsabilidade e retorno social ao trabalhador tocantinense”. Explica Rairivaldo Novaes.

Em valores absolutos, o Sine colocou no mês de junho, 574 trabalhadores no mercado de trabalho formal, mais que estados como o Espírito Santo (557), Rio de Janeiro (512) e Maranhão (275).

Para o diretor do Sistema, José Alberto (Gordo), os incentivos fiscais proporcionados pelo Governo do Estado aliados ao empenho de toda a sua equipe em se aproximar dos novos empresários levaram o Sine ao primeiro lugar no país: “O que mais nos trouxe empregos nos últimos meses foi a abertura de novos hipermercados e nossa equipe ofereceu todo o suporte para que as contratações priorizassem os trabalhadores do nosso Estado”. Declara o diretor.

Sobre o Sine

O Sine disponibiliza aos empregadores suporte gratuito para todo o processo de intermediação de mão de obra. O Sistema conta com um banco de dados atualizado contendo o perfil dos trabalhadores em busca de emprego, além de salas e equipes preparadas para entrevistas e seleções.

Dentre os serviços oferecidos para o trabalhador estão cadastro e encaminhamento a vagas de emprego, emissão de carteira de trabalho, orientações e procedimentos de acesso ao seguro desemprego, capacitação e qualificação profissional.