Sistema de Gestão de Atendimento auxilia no atendimento ao cidadão como medida de prevenção à Covid-19

27/03/2020 - Tamires Rodrigues/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), tem trabalhado na implementação do Sistema de Gestão de Atendimento (SGA), para uso de atendimento ao cidadão, possibilitando a realização do agendamento on-line do serviço que necessita e seja atendido em dia e hora marcada. Uma medida para diminuir e controlar o fluxo de pessoas nas unidades de atendimento do É Pra Já de Araguaína e Gurupi.

O cidadão pode acessar o site do SGA por meio do link http://sga.to.gov.br/sga/agendamento-externo/login/index.xhtml, fazendo login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, e realizar agendamento na unidade de atendimento. O objetivo do Governo do Estado é evitar a aglomeração de pessoas dentro das unidades do É Pra Já, preservando a saúde e segurança de servidores e cidadãos.

”A Agência de Tecnologia, atendendo as determinações do governador Mauro Carlesse, desenvolveu o Sistema de Gestão de Atendimento e todo esse ambiente tecnológico, como ação de gestão, buscando diminuir a proliferação do novo Coronavírus. Isso sem deixar que o Estado perca a eficiência e a eficácia, fazendo com que o cidadão consiga resolver seus problemas de forma rápida e segura, sem correr riscos enfrentando aglomerações e filas de atendimento”, informa o presidente da ATI, Thiago Maciel.

A Secretaria de Estado da Administração (Secad) foi o primeiro órgão a solicitar o sistema on-line, e a partir da próxima semana será disponibilizado e implementado em diversos outros órgãos do Estado. A medida atende as determinações do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, que tem colocado em prática várias medidas que buscam a prevenção ao novo Coronavírus, causador da Covid-19.

Treinamento de Servidores

A Agência de Tecnologia tem trabalhado na implantação do SGA nos demais órgãos do Estado, realizando a capacitação dos servidores estaduais por meio da plataforma on-line Moodle, com login e senha do servidor, que tem acesso ao treinamento e aos componentes curriculares, com aulas desenvolvidas por meio de diversas atividades e recursos, tudo isso obedecendo a medida de cautela à propagação da Covid-19.

De acordo com a gerente de Treinamento, Daiane Rodrigues, o resultado do treinamento, por meio da plataforma on-line, tem sido positivo. “Alguns dos grandes benefícios encontrados com essa modalidade de ensino estão relacionados à logística que é bem mais fácil, pois não precisamos procurar um laboratório que comporte todos os participantes, reservar data e preocupar com deslocamento. Temos um alcance maior como no treinamento do É Pra Já, podemos capacitar os servidores das cidades de Araguaína e Gurupi”, afirma.

Os treinamentos foram realizados com servidores da Secad e do Departamento de Transito do Tocantins (Detran/TO), no qual mais de 60 servidores cadastradas tiveram acesso ao curso por meio da plataforma Moodle. Após participar da webconferência, todo o material de apoio, slides e manuais do sistema separados por perfis, ficarão gravados para consultas posteriores.

 

Edição: Lenna Borges

Revisão: Marynne Juliate

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