Superintendência de Cultura propõe projetos para 2019

14/03/2019 - Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

Retomar o protagonismo da cultura, no âmbito da gestão estadual, era uma das metas do governador Mauro Carlesse ao criar a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). Com uma equipe enxuta, porém experiente, a Superintedência de Cultura já trabalha em projetos para execução imediata, a médio e a longo prazo. Algumas dessas propostas foram apresentadas ao presidente da pasta, Tom Lyra.

Os projetos vão desde a retomada de ações de educação e preservação patrimonial, passando pela organização técnica, até o fomento de produções artísticas e culturais.

Para conhecer as demandas da classe artística, a proposta é realizar rodas de conversa setorizadas, sendo o passo seguinte a reestruturação do Mapa Cultural do Tocantins. Também estão, em estudo, formas de apoio ao desenvolvimento de projetos, bem como a aquisição de acervo e a realização de seminário com gestores culturais municipais.

Na parte documental, são metas, da atual gestão, a conclusão do Plano Estadual de Cultura e a eleição do novo Conselho de Difusão Cultural.

O ponto de partida oficial para as ações patrimoniais será a programação da 17ª Semana Nacional dos Museus, de 13 a 19 de maio, no Memorial Coluna Prestes. A equipe também está elaborando projeto de captação de recursos para a restauração do Museu Histórico do Tocantins – Palacinho, que receberá novo projeto museográfico. Também será renovado o termo de parceria com o Museu Histórico de Arraias.

Também são propostas da Superintendência de Cultura a reabertura da Galeria Mauro Cunha, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado; a exibição de filmes no Memorial Coluna Prestes; a participação em feiras de artesanato em nível nacional; e a realização da 12ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Estado do Tocantins (Fecoarte).

“Gostei muito das propostas e vou apresentá-las ao governador Mauro Carlesse, que compreende a nossa riqueza cultural como um fator de geração de renda por meio da economia criativa”, afirmou Tom Lyra.