Tocantins conta com primeiro entreposto de pescado habilitado no Serviço de Inspeção Estadual

16/09/2020 - Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) aprovou na manhã desta quarta-feira, 16, no município de Almas, a 300 km de Palmas, na região sudeste do Estado, um abate experimental de peixes em um entreposto. Com isso, o Tocantins comemora a primeira indústria no ramo de pescado cadastrada no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que além de garantir qualidade do produto ofertado, possibilita a comercialização em todos os municípios tocantinenses.

O empreendimento possui capacidade de abate diário de 4 mil kg de pescado. “A inauguração deste estabelecimento demonstra o potencial de crescimento econômico que o Estado possui e irá contribuir com a geração de emprego e renda naquela região. Também permitirá, aos consumidores, o acesso a um pescado com certificação feita pela Adapec dentro dos padrões exigidos, priorizando a saúde pública”, afirmou o presidente da Agência, Alberto Mendes da Rocha.

O gerente de Inspeção Animal da Adapec, Antônio José de Caminha, destacou a importância da Agência no acompanhamento e na orientação à empresa dentro das normas sanitárias de abate para resultar na habilitação. Além disso, a manutenção da fiscalização será contínua no estabelecimento a partir de agora. “Acreditamos que vamos melhorar o sistema de comercialização de pescado no Estado, combatendo a clandestinidade e ofertando melhores produtos aos consumidores”, destacou.

O proprietário da empresa Pescado Santa Helena, João Paulo Pimenta, afirmou que está realizando um sonho, dele e dos produtores de peixe da região, que esperam ampliar seus negócios. "Inaugurarmos este estabelecimento, com registro no SIE, significa grandes oportunidades na cadeia do pescado da região sudeste e do Tocantins, com abertura de novos negócios agora para todo o Estado. Quero agradecer pelo apoio que tivemos por parte da Adapec na implantação deste entreposto", frisou o proprietário.

A empresa já tinha registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e se adequou às exigências do SIE para expandir a comercialização.

Novo entreposto em Palmas

Mesmo diante da pandemia, as indústrias de produtos de origem animal não pararam de crescer no Tocantins, são quatro novos registros somente este ano, e vem mais novidade por aí. A Agência aguarda, ainda para os próximos dias, a inauguração de mais um entreposto de pescado com registro no SIE, em Palmas. As obras de adequações do frigorífico estão em fase adiantada e, em breve, deve entrar em funcionamento.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate