Tocantins e Pará debatem compartilhamento do sistema de defesa agropecuária

14/11/2019 - Dinalva Martins/Governo do Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec) recebeu nesta quinta-feira, 14, a visita de representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), na sede da instituição, em Palmas. O objetivo foi conhecer o Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Sidato) e viabilizar um Termo de Cooperação Técnica para o compartilhamento de informações.

O diretor-geral da Adepará, Geovanny Farache, acompanhado do diretor administrativo financeiro, Clodoaldo Galeno, após conhecer o funcionamento do Sidato, avaliou os dados e a metodologia aplicada. “É um Sistema excelente, fruto do esforço e da capacidade técnica da instituição, é fabuloso ver onde chegaram, vocês estão bem avançados e têm um controle fantástico de indicadores. É isso que estamos precisando para fazer uma gestão mais precisa e enxuta”, afirmou.

De acordo com o vice-presidente da Adapec, Francisco Ramos, a Agência tem um modelo próprio de Sistema desenvolvido há vários anos, para dar mais segurança e agilidade na defesa agropecuária. “Temos interesse em colaborar com os estados vizinhos, visto que é preciso trabalhar as ações em conjunto. A Adepará demonstrou interesse em implantar nosso sistema e acredito que isso trará melhorias em comum, principalmente nas atividades feitas nas barreiras fixas que estão nas divisas, em relação à febre aftosa, à peste suína clássica, à mosca da carambola, entre outras”, ressaltou.

Francisco Ramos disse ainda que, com a retirada da vacinação contra a febre aftosa prevista para ocorrer em 2021, é preciso fortalecer as estratégias para evolução do status sanitário de livre com vacinação para livre sem vacinação, e que, uma nova reunião será marcada para definir diretrizes.

Compartilhe esta notícia