Turismo e UFT buscam aproximação institucional e formalização de parcerias

17/04/2019 - Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

Afinar as relações institucionais entre a Universidade Federal do Tocantins e a Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), foi a pauta principal da reunião entre o presidente da Agência, Tom Lyra, e a vice-reitora Ana Lúcia de Medeiros, na tarde desta quarta-feira, 17. Para a docente, a UFT precisa dar uma contribuição maior ao Estado do Tocantins enquanto instituição social. “Podemos contribuir na parte do desenvolvimento da ciência, da pesquisa e da cultura educacional", pontuou.

É no câmpus da UFT localizado em Arraias, cidade histórica localizada no sudeste do Estado, a 420 km de Palmas, que a instituição mantém o curso tecnológico de Turismo Patrimonial e Socioambiental. A vice-reitora lembrou que a instituição de ensino tem projeto de realizar, ainda neste ano, o Encontro Estadual de Estudantes de Turismo, com participação também dos alunos do curso de Turismo do IFTO. Propôs parceria na realização do Festival Gastronômico de Arraias, no segundo semestre, e também no mapeamento patrimonial, cultural e turístico do município.

“Queremos colaborar para o desenvolvimento do conceito de economia criativa para a região, para transformar Arraias em uma cidade criativa, com geração de renda a partir do turismo e da cultura”, enfatizou. “A Universidade está com as portas abertas, se dermos as mãos podemos fazer muito juntos”, refletiu.

“Vou me esforçar por essa parceria”, disse Tom Lyra, que agradeceu pela disposição da vice-reitora e da UFT em trabalhar pelo desenvolvimento do Estado. “Não consigo ver o desenho do país sem a presença da Universidade em todas as esferas”, disse o presidente da Adetuc, lembrando que a participação da instituição no encontro de municípios da região das Serras Gerais, no próximo dia 24, no Memorial Coluna Prestes, será de grande importância. “Começamos bem, com a vontade de andar juntos”, reiterou.